PROGRAMA TRAVELIFE


O Clube Humbria está atualmente no processo de implementar o Programa Travelife. A nossa organização tem como foco o ambiente e leva muito a sério a sua conservação e a sensibilização comunitária de maneira a proteger a beleza e a saúde das paisagens para as nossas gerações futuras. É muito importante para nós incentivar os nossos hóspedes a participarem na definição de medidas a favor do ambiente e salientar a importância da proteção do mesmo. As nossas ações estão direcionadas a cumprir os requisitos e objetivos das organizações mundiais a favor da proteção do ambiente.

 

A seguintes atividades e áreas são de particular importância para nós:

  • Energia e água: tentamos consumir o menos possível de energia e água e usar fontes de energia renovável sempre que possível.
  • Lixo e reciclagem: a separação de lixos e a reciclagem ajuda a mostrar aos mais novos e aos outros hóspedes de uma maneira visual a ter cuidado com o uso dos recursos do nosso planeta.
  • Transporte: fornecemos várias informações sobre os transportes públicos disponíveis na área e encorajamos os clientes que chegam de carro a explorar a área usando esses mesmos transportes.

 

A. POLÍTICA DE MEIO AMBIENTE

A unidade hoteleira Apartamentos Turísticos Clube Humbria, consciente da necessidade de realizar suas atividades com respeito apropriado para o ambiente, está comprometida em cumprir com os seguintes princípios ambientais:

  1. Racionalizar e fazer bom uso dos recursos naturais, de modo a reduzir o Impacto no meio ambiente,minimizando o consumo de recursos e promovendo a economia de energia e eficiência nas suas instalações.
  2. Melhorar continuamente e prevenir a poluição, através da implementação das medidas necessárias para reduzir os efeitos ambientais negativos, prevenindo possíveis acidentes com impacto ambiental.
  3. Atualizar continuamente o programa ambiental, definindo objetivos e metas como parte do nosso sistema de gestão ambiental.
  4. Adaptar-se continuamente à legislação ambiental aplicável e respetivos regulamentos, além de outros requisitos que devem ser cumpridos pela empresa,
  5. Promover a educação ambiental e sensibilização dos nossos colaboradores, bem como os nossos clientes em relação à proteção do ambiente, fornecendo informações sobre todas as ações levadas a cabo dentro de nossa empresa.
  6. Promover o desenvolvimento local, priveligiando a contratação de colaboradores locais, recorrendo preferencialmente a fornecedores locais. Apoiar associações locais e apoiar eventos realizados na região.

 

B. POLÍTICA DE RECURSOS HUMANOS

A gestão da unidade hoteleira Apartamentos Turísticos Clube Humbria, de acordo com os Princípios Básicos, está empenhada em cumprir as seguintes políticas:

  1. Tratamento: Garantir um tratamento justo e decente, que respeite as sensibilidades culturais diferentes. Este tratamento não permite a discriminação devido à nacionalidade, grupo social, idade, sexo, deficiência ou religião, com exclusão de qualquer tipo de abuso ou assédio, estabelecendo as condições de saúde e segurança necessárias nos postos de trabalho.
  2. Emprego: Procedimentos de recrutamento e seleção que garantam a igualdade de oportunidades, avaliando os candidatos com critérios claros, a fim de identificar as competências ideais para o trabalho, bem como assegurar o estrito cumprimento da legislação em vigor relativa ao recrutamento.
  3. Desenvolvimento: Incentivar o desenvolvimento profissional dos colaboradores ao nível do desempenho pessoal através de objetivos claros e, quando necessário, através de ações de formação que funcionam como um elemento chave para a melhoria contínua.
  4. Remuneração: Criar uma política de remuneração e benefícios sociais ao nível da responsabilidade atribuida a cada posto, desempenho e cumprimento dos objetivos, de uma forma justa e de acordo com os padrões estabelecidos.
  5. Relações de trabalho: Reconhecer o direito de associação e filiação sindical estabelecendo uma relação de diálogo e cooperação com os funcionários sindicalizados.

 

C. POLÍTICA DE COMPRASDECLARAÇÃO DE CRITÉRIOS NA SELEÇÃO DE FORNECEDORES

1. CRITÉRIOS DE RESPONSABILIDADE

  • Idoneidade do produto.
  • Capacidade de distribuição, fornecimento e logística em função das necessidades.
  • Prazos de entrega.
  • Normas de qualidade.
  • Relação de preço-qualidade-rendimento do produto.
  • Garantia de registo sanitário e ficha técnica do produto.
  • Capacidade de resposta perante imprevistos (alteração de produtos ou picos de ocupação).
  • Antiguidade da relação com a empresa.
  • Garantia do cumprimento das normas nacionais e internacionais em todos os aspetos, inclusive em matéria de Prevenção de Riscos Laborais.

2. CRITÉRIOS DE SUSTENTABILIDADE

  • No Desenvolvimento Local
    • Prioridade na aquisição de produtos locais (Compromisso do Clube Humbria com a Comunidade).
  • Na Proteção Ambiental
    • Produtos de limpeza e detergentes amigos do ambiente.
    • A não utilização de produtos químicos considerados prejudiciais para a saúde pública e meio-ambiente.
    • Compra de produtos da época, no caso da fruta.
    • Redução de consumo de espécies marinhas ameaçadas.
  • Na Gestão de Resíduos
    • Compra de produtos em formato grande e produtos concentrados, evitando assim embalagens individuais e minimizando a frequência do transporte.
    • Garantia de recolha de resíduos perigosos por entidades autorizadas.
  • Na poupança de Recursos Naturais
    • Aquisição de equipamentos de baixo consumo energético.
    • Aquisição de equipamentos de baixo consumo de água.

 

D. POLÍTICA DE QUALIDADE

O nosso princípio básico é a satisfação do cliente.

A fim de atingir o mais alto nível de satisfação dos clientes, a gestão da qualidade baseia-se nos objetivos e compromissos seguintes:

  1. Estabelecer estreito e permanente contacto com os clientes.
  2. Medir objetivamente o nível de satisfação do Cliente como a base para a realização de melhorias contínuas nos nossos produtos e serviços.
  3. Promover a gestão interativa e trabalho em equipa, incentivando ao mesmo tempo o trabalho, formação e aprendizagem contínuas.
  4. Procurar distinguir-nos através do nosso serviço. O objetivo da nossa equipa é:
    • Prestar muita atenção aos pequenos detalhes
    • Ser cordial e amigo para com o cliente. Cada cliente deve sentir-se em casa e que ele é a pessoa mais importante
    • Demonstrar simpatia
    • E sobretudo, exibir um SORRISO genuíno
  5. Garantir qualidade do serviço, mantendo as margens de rentabilidade que permitam o crescimento e gerar riqueza, de acordo com os Princípios Básicos.
  6. Cumprir com os requisitos legais regulamentares relevantes e os compromissos assumidos pela empresa.
  7. Melhorar continuamente a eficiência dos processos de gestão.

 

E. POLÍTICA DE SEGURANÇA ALIMENTAR

A gestão da unidade hoteleira Apartamentos Turísticos Clube Humbria entende que é essencial garantir a Segurança Alimentar em todos os processos de manipulação, elaboração e serviço dos alimentos. Para isso, compromete-se a cumprir os seguintes princípios:

  1. Proteger os clientes e funcionários perante possíveis riscos existentes, derivados da elaboração, manipulação e serviço de alimentos.
  2. Aplicar o cumprimento dos requisitos legais existentes em matéria de segurança alimentar.
  3. Desenvolver e melhorar continuamente os Sistemas de controlo da Higiene Alimentar aplicados (HACCP e Planos de Higiene) na nossa empresa.
  4. Proporcionar aos clientes garantias da qualidade dos produtos utilizados, facilitando a sua acessibilidade e informação sobre os mesmos.
  5. Envolver o pessoal como peça-chave. Formar e consciencializar o pessoal sobre a importância da sua contribuição para a segurança alimentar, através da formação contínua.

 

F. POLÍTICA DE DIREITOS DA CRIANÇA

Como uma instituição estamos empenhados em proteger os direitos das crianças. Somos contra qualquer tipo de atividade que vá em contra os direitos das crianças, tais como:

  1. As piores formas de trabalho infantil, que são definidos internacionalmente como escravidão, tráfico, servidão por dívida e outras formas de trabalho forçado, o recrutamento forçado de crianças para uso em conflitos armados, prostituição e pornografia e atividades ilicitas.
  2. Trabalho realizado por uma criança que esté sob a idade minima especificada para esse tipo de trabalho (conforme definido pela legislação nacional, em conformidade com as normas internacionais aceites), e que é, portanto, susceptivel de entravar a educação da criança e do desenvolvimento integral.
  3. Trabalho que ponha em risco o bem-estar fisico, mental ou moral de uma criança, quer devido à sua natureza ou pelas condições em que é realizado, conhecido como “trabalho perigoso”.

Pede-se que em caso de visualização de qualquer situação anómala ou que suscite alguma suspeita de maus tratos a crianças, favor contactar a direção do Hotel que dará o devido seguimento.

 

A nossa política tem sido comunicada a toda a nossa equipa e está disponível para o público, clientes e colaboradores.

 

DATA ASSUNTO PONTO DE SITUAÇÃO
01/02/2014 Iniciar separação de lixo nas zonas de serviço. Concluído 30/04/2014
01/02/2014 Reduzir consumo de papel, reutilizando o papel impresso para assuntos interno. Concluído 30/04/2014

 

DATA ASSUNTO PONTO DE SITUAÇÃO
15/01/2015 Reduzir consumo energetico, substituindo as lampadas da Receção por lampadas de LEDS. Concluído 30/04/2015
15/01/2015 Reduzir Consumo Energetico, substituindo todas as televisões por televisão de LEDS de baixo consumo. Concluído 30/04/2015
15/01/2015 Reduzir consumo energetico, substituindo lampadas por lampadas de LEDS no exterior de todo o Hotel. Concluído 30/04/2016
15/01/2015 Definir novas assinaturas de e-mail externo, que alerte para o facto de não imprimir a folha, em apenas caso de necessidade. Concluído 30/04/2015
15/01/2015 Definir novas assinaturas de e-mail interno, sem imagens, apenas com nome e extensão, para reduzir o numeo de folhas em caso de impressão. Concluído 30/04/2015
15/01/2015 Reduzir consumo de agua colocando torneiras e urinol automatico nas casas de banho publicas, na Receção e piscina. Concluído 30/04/2015

 

DATA ASSUNTO PONTO DE SITUAÇÃO
15/01/2016 Diminuir os consumos de produtos quimicos no tratamento piscina, colocando um sistem automatico de doseamento. Concluído 15/05/2016
15/01/2016 Iniciar separação de lixo nas zonas comuns de clientes. Concluído 15/06/2016
15/01/2016 Reduzir o impacto dos produtos quimicos de lavandaria, utilizando a gama ecologica disponivel da Ecolab. Concluído 20/07/2016
15/01/2016 Reduzir o impacto dos produtos quimicos na seção de andares, utilizando a gama ecologica disponivel da Ecolab. Concluído 01/05/2017

 

DATA ASSUNTO PONTO DE SITUAÇÃO
01/03/2017 Instalação de secadores elétricos de mãos no WC Piscina de modo a reduzir o consumo de papel. Concluído 01/05/2018

 

DATA ASSUNTO PONTO DE SITUAÇÃO
01/04/2018 Apoio a uma causa social que incentive a reciclagem. Apoio a Taissa, com a recolha de tampas plásticas. Em processo
01/03/2018 Introdução do serviço de toalhas, com troca apenas 1 vez por semana, sendo cobrado 1€ por toalha que seja solicitada fora desta periodicidade. Em estudo

 

    VOLTAR